TEXTOS
Os textos que se apresentam nesta secção são a transposição integral dos vários capítulos do livro Filarmónicas da Ilha do Corvo (Subsídios Históricos 1916-1999), 1999, do autor José Arlindo Armas Trigueiro, e editado pela Câmara Municipal do Corvo com Depósito Legal 146770/00.
Tratando-se que a Sociedade Filarmónica Lira Corvense tem por fim propagar e difundir o gosto pela música e pela arte, mas também pela cultura em geral, torna-se oportuno reproduzir estes textos para informar, o mais completamente possível, através de apontamentos historiográficos encontrados ou narrativas e depoimentos orais que coadjuvaram a sua construção, a linha condutora da história da Ilha do Corvo desde a sua reconhecida descoberta em 1452.
Noutro sentido, solicita-se a todos os leitores e público interessado que nos possam remeter todas e quaisquer informações adicionais, incluindo apontamentos e referências bibliográficas e documentais, e, ainda, o envio de fotografias, desenhos e ou esboços, visando preencher lacunas, corrigir dados, ampliar o conhecimento histórico e manter actualizada toda a informação (por favor consulte o menu contactos).
Nota: |
Para nos enviar qualquer informação por correspondência electrónica, incluindo fotografias e documentos digitalizados, por favor utilize o seguinte endereço: Gabinete de Apoio a Projectos - Divisão de História This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
A história da Ilha do Corvo e da sua população, em todas as suas dimensões e vertentes, é fundamental para sedimentar uma identidade social e cultural, e projectar nas gerações vindouras uma especial motivação para a vida e um conhecimento mais profundo sobre as eternas questões que avassalam a humanidade, designadamente: quem somos, de onde vimos, para onde vamos.
Os textos desta secção encontram-se organizados pelos títulos dos capítulos do citado livro, nomeadamente:
Nota: |
Clique sobre os títulos para aceder às respectivas páginas. |
I – A FILARMÓNICA “UNIÃO MUSICAL CORVINA”
1. Introdução
2. Funda-se a primeira filarmónica de que há memória
3. Os principais músicos fundadores e outros
II – DESAPARECE A “UNIÃO MUSICAL CORVINA” E CRIA-SE A “FILARMÓNICA LIRA CORVENSE”
1. A revitalização da “União Musical Corvina” no início da década de 1930
2. O desaparecimento da “União Musical Corvina”
3. Cria-se a “Filarmónica Lira Corvense”
III – A REACTIVAÇÃO DA “LIRA CORVENSE”
2. A primeira deslocação aos Estados Unidos da América
3. Outras referências relativas às Filarmónicas do Corvo
IV – OUTRAS ACTIVIDADES CULTURAIS E RECREATIVAS
1. Colaboração especial das filarmónicas
4. Ranchos de Ano Novo e dos Reis
5. Divertimentos carnavalescos
ARQUIVO DE NOMES
Histórico de Maestros e Regentes
ARQUIVO FOTOGRÁFICO HISTÓRICO
Poderá visualizar uma série de fotografias e vídeos acedendo ao menu Arquivo Fotográfico Histórico.